terça-feira, 4 de julho de 2006

E porque eu adoro ler...

Não quero deixar de partilhar com todos a extraordinária iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos que consiste em promover a leitura nas horas de lazer gratuitamente e nada melhor que na praia.

"O sol, a praia, o mar, a literatura e a animação reúnem-se mais uma vez nas bibliotecas de praia. A Câmara Municipal promove, mais um ano, o serviço das Bibliotecas de Praia, cobrindo a costa do concelho de Matosinhos. Este ano são cinco - Biblioteca de Praia de Matosinhos, Leça da Palmeira/Beijinhos, Cabo do Mundo, Memória e Pedras do Corgo, sendo uma estreia na Praia do Cabo do Mundo.
As bibliotecas de Praia funcionaram ininterruptamente de 3 de Julho a 3 de Setembro, das 10h às 18h.
Nas bibliotecas de praia, todos os veraneantes interessados podem consultar os jornais diários, desportivos e semanários e ler uma gama variada de títulos de revistas, em campos diversificados como a actualidade, a moda, as viagens, etc. Podem ainda requisitar livros para crianças, jovens e adultos, de vários géneros, como a banda desenhada, o conto, o romance, etc.
As bibliotecas de praia promovem também várias actividades, como a hora do conto, uma oficina de escultura, ateliers de sensibilização à ciência, entre outros. Nas bibliotecas de praia realizam-se outras actividades relacionados com o Projecto: Bibliotecas Mágicas de Matosinhos, co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, bem como um atelier de sensibilização para a problemática da deficiência visual, intitulado ?Ver, não ver e aprender?, promovido pelo Centro de Leitura Especial da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
No ano passado a adesão a este projecto foi muito grande, nomeadamente na Biblioteca da Praia das Pedras do Corgo, com cerca de 1500 leitores inscritos. As bibliotecas de praia são um serviço da Rede Concelhia de Bibliotecas de Matosinhos, que integra a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, biblioteca sede, a Biblioteca Anexa de S. Mamede Infesta, a Biblioteca Itinerante de Matosinhos e a Rede de Bibliotecas Escolares."
( Site da C.M.Matosinhos)


Tenho muita pena que o Concelho onde moro (Cascais) não tenha este tipo de iniciativas, como eu existem muitas pessoas que adoram ler na Praia. Acho que vou mandar uma cópia deste post ao Sr. Presidente António Capucho.




Comentários:
Tuché,
Entretanto, podes levar uns livrinhos para a praia e ir lendo :) Eu também gostava de ler na praia. À sombra, claro. Agora deixei de gostar de praia. De ler, continuo a gostar :)
Beijocas.
 
Bom dia amigo,

Pois é o que faço sempre Livro, revistinha ou jornal vão sempre comigo pois adoro praia e ler :)

Beijosssssssss

hoje caí da cama ahahah
 
Já conhecia este tipo de iniciativas. São bem interessantes.

(também adoro ler, onde seja...)
 
Minete,

lolollol

A ideia até me agrada bora lá fazer isso, quando era menina dos meus 8/9 anos no meu bairro onde morava em Lisboa tinhamos a Bibioteca Itenerante da CML, 1 vez por semana era a alegria de todos.
Eu devorava livros :))

Beijosssssss
 
Teresa,

Pois é, eu esta não conhecia mas fiquei a conhecer quando uma amiga de Matosinhos me contou.
Mas sabes é o único concelho do País a fazer isto nas prais, acho pena com a costa que temos mas talvez outras câmaras sigam o exemplo desta.
 
Não sabia que era o único concelho. Mas acho a ideia muito boa, claro.

No Jardim da Estrela, Lisboa, está lá uma Biblioteca Itenerante porque é um local onde muitas pessoas estão nomeadamente reformados.
 
Teresa,

Normalmente as Câmaras têm as bibliotecas Itenerantes, mas pelas cidades, neste caso em praias o concelho de Matosinhos até agora é o único.

Mas por exemplo em Cascais que é o meu concelho não conheço nenhuma biblioteca itenerante o que lamento, pois existem muitas crianças que os Pais não têm condições de comprar livros e acho fundamental começar a ler desde criança, eu tive sorte de ter uns pais que incentivaram as filhas a ler porque tb gostam de ler.

Deixo-te um beijo de boa noite :))
 
Grhiba2,

Que bom ter-te por cá :))

Pois é eu não gosto só de futebol vês!!

Beijossss e uma noite bem descansada se possivel


Já agora lamento a tua Alemanha ter perdido :((
 
Quem quer livros que os compre como eu faço e não me venham com histórias que são muito caros, pk se há dinheiro para roupas parolas, entradas de 10 euros em discos também há pros livros.
X
ps:a minha ideia sobre as bibliotecas de bairro é diferente. essas já não são demagogia barata.
 
Olá miuda,
ooolllha!
Desta n sabia eu!!E tens razao....apoio-te nessa de Cascais!
Jocas e té manha!
;)
 
X

Boa noite, não deixa de ter "alguma razão", tb vejo muitos pais deitarem dinheiro fora porque os filhos exigem.

Mas não lhe parece que está a ser um pouco dura quando diz que quem livros que os compre???

Eu própria gostava de ter mais dinheiro para livros e discos mas sozinha com uma filha e uma casa é complicado por isso gostava de ver a minha autarquia a pôr livros na Praia só isso, ou a ter uma biblioteca itenerante...

Beijosssss e fique com os anjos :))
 
City,

Olá querida e boas noites para ti:))

Amanhã nem me fales...que os Deuses nos protejam.

Deixo-te os Massive Attack e dorme com os anjos
 
Olá de novo Tuché, e cem por cento de apoio a todas as bibliotecas, seja, de bairro, itinerantes ou o que quiserem. Nunca será demais possibilitar a leitura, nunca será demais promovê-la, e tentar fazer com que as pessoas que têm posses para as tais roupas e etc. (que não são todas, nem pouco mais ou menos) passem a tomar outras opções.
Boa noite,
Um beijo.
 
Alien8,
Pois é amigo tens toda a razão, certamente existem pessoas que não têm problemas em adquirir livros e outra coisas, que bom não é??
Bom eu como gosto de divulgar estas iniciativas que são de louvar num pais com tantos outros problemas acho que estas coisas nos fazem bem :)

Dorme bem Alien e até amanhãããã.

Espera os Aliens dormem??? heheh
 
Minha querida...obrigada pela ideia, vou passar ao pelouro cultural, da "minha" Camara Municipal... logo se verá, se faz efeito :)

Beijosssssssssss
 
(daqui a pouco vais fazer um post sobre o jogo. até lá, boa tarde!)
 
Virtudes dos concelhos situados à beira mar... e que tal deixar umas propostas nas Bibliotecas Municipais dos arredores? Cascais, Sintra, Oeiras... quem sabe o poder político acolha a ideia...
Gostei e voltarei.
 
Lunatic,

Bem vindo ao meu "bloguinho"

Quanto á ideia de deixar propostas nas Câmaras cá do sitio acho fantástico e vou mandar um fax á de Cascais, vale sempre a pena tentar.

Um beijo e espero que volte :)
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

GOSTO DE VISITAR
Arquivos
A ANINHA GOSTA DE OUVIR: Counter
Free Counter