quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Serviço Nacional de Saúde incluirá vacina contra cancro do colo do útero

Aqui está uma notícia que me deixou bastante feliz, finalmente o Serviço Nacional de Saúde vai disponibilizar gratuitamente a vacina contra o cancro do colo do útero.

"O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou hoje a ampliação dos cuidados prestados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), que passará a integrar pela primeira vez um programa nacional de saúde oral, a vacina contra o cancro do colo do útero e o apoio à procriação medicamente assistida.Estas medidas do Governo foram anunciadas hoje na Assembleia da República, durante o discurso inicial do primeiro-ministro no debate do Orçamento do Estado para 2008.Segundo o chefe do Executivo, a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2008 permitirá avançar com novos cuidados assegurados pelo SNS. Em relação à vacina contra o cancro do colo do útero, José Sócrates referiu que, para o final deste mês, está previsto o parecer da comissão técnica de vacinação sobre as condições técnicas em que deverá ser aplicada aquela vacina. "Respeitando a decisão técnica, quero desde já garantir que o Governo incluirá a partir do próximo ano, no Plano Nacional de Vacinação, esta vacina [contra o cancro do colo do útero], assegurando que o acesso não depende das condições económicas das respectivas famílias", disse o primeiro-ministro." (informação Jornal Público).



Este é um problema que afecta milhares de mulheres de todas as classes sociais, e a prevenção é fundamental, eu própria estou a fazer um tratamento porque me foi diagnosticado o vírus HPV (Papiloma Virus Humano), e só fazendo exames regularmente podemos evitar que situações piores aconteçam.
Eu sempre fui cuidadosa com a minha saúde, mas confesso que há 4 anos não fazia a citologia (papanilcolau) e como devem calcular não foi fácil ver o resultado do exame, lesão intraepitelial de alto grau, o nome só por si já não é bonito, fiquei em pânico, não dormi a noite toda até ir de novo à minha ginecologista. Felizmente ainda estou a tempo de tratar sem precisar de cirurgia, fiz uma Colposcopia/biopsia para termos a certeza de que não existe nenhum tumor e amanhã vou fazer o 2º tratamento.
Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, entretanto, somente os subtipos de alto risco estão relacionados a tumores malignos, e muitas mulheres não estão informadas por variadissmas razões, mas para quem esteja interessado em mais informações e para ficar bem esclarecido, nada melhor que visitarem o ContraCapa da Dra. Cristina Vieira, ela sem dúvida tem divulgado bastante esta doença, e foi através do blog dela e das palavras dela que fiquei mais tranquila.

Portanto minhas amigas, façam o favor de consultar o(a)médico de familia ou ginecologista, porque muitas vezes achamos que os problemas e as doenças só acontecem aos outros, mas não!!

Nota Final: A cirurgia correu muito bem, estive durante a tarde de 3ª e ontem também fui obrigada a estar quietinha, foram as ordens da Doutora, tive tratamento VIP em casa da Mãe, quem não gostou foi a minha Aninha que só queria o meu colinho e não pude dar, mas hoje não aguentei e lá fui eu a caminho do work, ouvi da Mãe das manas e de mais meio mundo, mas foi um dia tranquilo.

Obrigado a todos os que me visitaram e ligaram, estes mimos sabem muito bem:)

Etiquetas: ,


Comentários:
Excelente Post maria!

Veremos é se teremos mesmo direito à dita vacina ou não. Quanto à prevenção é importantíssima pois pode mesmo acontecer-nos..ninguém está livre e nada melhor que ir vigiando...enquando a promessa não é realidade.

Beijosssss
 
nunca é demais estas chamadas de atenção!

Aqui a tia já anda seguida de 6 em 6 meses. PDI, amiga!

um beijo grande (não estás esquecida)
 
Ka,

Bom dia querida, eu tenho que ser optimista depois de tudo o que estou a passar desde o começo deste ano, só posso acreditar que esta medida vai mesmo para a frente e olha que não sou de modo nenhum fã do Sr.Sócrates.
Mas de qualquer forma este post é mesmo no sentido de alertar para a prevenção, infelizmente tenho amigas da minha idade que ñunca ouviram falar no HPV o que me deixa completamente chocada.

Um beijo enorme :)
 
Inês,

Pois é amiga e a partir de agora também eu vou começar a ser vigiada, estou aqui em casa da mami a fazer tempo para ir para a consulta.

eu sei que não te esqueces de mim :)

Beijosssssssssss
 
Descontando o oportunismo político, bem.
Bjinho,
 
PintoRibeiro,

Sem dúvida amigo, mas não deixa de ser uma boa medida que já há muito devia ter sido tomada.

Outro enorme para ti :)
 
obrigada Maria, pela coragem. acredito que todas nós que te "conhecemos" nos sentimos mais proximas do problema com as tuas palavras. a grande maioria de nós ja tivemos contacto com o virus, nem damos por isso, mas o problema é que em muitos casos ele vai fazendo o seu estrago ao longo do tempo.

um grande grande abraço. está tudo bem quando acaba bem.
 
faz-te diferença que eu chame a atenção para este post? se faz, diz à vontade, eu entendo.
 
Cristina,

Se me faz diferença???

Amiga é um grande favor que me fazes a mim e a muitas mulheres, eu cheguei agora a casa e a 1ª coisa que pensei fazer foi em te enviar um e-mail mas deixo aqui a mensagem.

Eu fui cheia de optimismo para a minha consulta de hoje, pensei realmente que só teria que fazer um tratamento, infelizmente o caso é pior, também sabia que corria este risco, e vai ser mesmo necessário uma pequena cirurgia (conização) bem sabes o que é, mas para quem não sabe agradeço que sejas tu a explicar melhor.
Não foi fácil o dia de hoje, mas chegar a casa e sentir o calor do abraço da minha Aninha foi tudo amiga, sei que vou vencer mais esta batalha, e com pessoas como tu a dar-me este apoio só posso pensar assim :)

OBRIGADA mesmo!!

Um enorme beijo
 
Maria

quando me mandaste o resultado imaginei que isso ia acontecer. é uma fase muito muito precoce do caminho para a malignização. segundo percebi, inicialmente ponderaram não o fazer, mas é seguramente muito mais eficaz assim. querida amiga, só há uma palavra em que tens que pensar: cura! porque a conização é A CURA para o problema, ok?

sorrisos nessa carinha e força, que isto é só uma escorregadela numa casca de banana:)

um beijo grande
 
OK, querida amiga, já percebi a ida ao médico de que falaste.

Excelente post o teu, a tocar no que é preciso.

Que mais? Que tudo te corra muito, mas mesmo muito bem, como sei que correrá.

Um abraço.
 
Assim se salvam vidas.
Do comentário da Cristina depreendo que não é grave, por isso só posso desejar que o livrares-te disso não seja muito custoso nem demorado.
Beijocas.
 
veremos se não é somente propaganda ou como irá funcionar este sistema, pois muitos outros foram prometidos no passado e nao funcionaram
 
Olá!
Cheguei ao seu cantinho atraves da amiga Cristina, poderia ter chegado num momento mais alegre, mas vim deixar um grande beijo amigo e sincero. O seu problema vai ser resolvido e vai ficar bem. Foi bom ter falado na sua experiência, pois com disse há muitas mulheres que nem fazem ideia do que se trata. Nós diariamente tentamos que os pais comprem as vacinas para as filhas, mas o preço elevadissimo é um grande senão...mas a promessa de que vai ser incluida no calendario nacional de vacinação já me deixa mais tranquila. Pois agora quando eu elucidava os pais sobre o beneficio da vacina eles comentavam: isso é para as meninas ricas...
Beijos amigos
 
tia,
só me resta desejar as melhoras rápidas e completas.
 
Maria,

Passei por aqui e deparo-me com este post.

Eu já passei por este problema que só eu sei o quanto me abalou e fez sofrer. Há dois anos atrás no resultado da citologia de papanicolau ia morrendo quando vi o resultado: lesao intraepitelial de alto grau.

Fiz colposcopia e biópsia depois e o resultado não podia ser pior..CIN III provocada pelo HPV!!

Sempre fui super cuidadosa fazendo citologias anuais e não entendia como isto podia acontecer. A médica que procurei depois disse-me que bastava q a citologia q eu tinha feito no anterior não tivesse sido bem feita..para não detectar na altura o resultado.

Enfim..vivi horas de desespero..já que tenho na familia historial de cancro e nestas alturas pensa-se sempre no pior.

Felizmente fiz conização a laser com o Dr. Brito Palma e sou acompanhada pela Dra. Olga Lavado ambos em Lisboa e tem corrido tudo bem. Fiz durante ano e meio controlo semestral e agora anual.

Ainda assim vivo sempre em pânico que haja recorrências..mas tento não pensar no assunto até porque a descobrir de novo será sempre mais recente.

Força e coragem!!

Bjs

Musa
 
Ó caraças tu nunca te esqueças que és uma vencedora e não vai ser isto que te vai derrubar. Era só o que mais faltava, até porque tens aqui uma catrefada de gente, a torcer por ti! É só um percalço que vais contornar serenamente e sempre com o nosso apoio.

Faz o favor de seguir os tratamentos direitinhos, de continuar a dar notícias e não te esqueças que a coragem e a serenidade são fundamentais!

Aquele abraço infernal, minha amiga!
 
Quanto ao ranhoso do Sócrates...aleluia que fez alguma coisa em termos!

Saudações infernais!
 
Querida Amiga, admiro a tua coragem nas duas frentes:

- a coragem de enfrentares o problema com optimismo.

- a coragem da falares no assunto aqui, e de enviares mail às amigas.

És fantástica !

A "secção" ginecológica tb me tem dado que fazer .... nem imaginas ... também por isso a minha ausência.

É o PDI a falar mais alto....

Miomas, histerocospia, diu hormonal .... enfim, uma "maravilha".

Pior é impossível !
Mas cá me aguento.
Ou faço por isso !?

Querida, querida tuché .... milhões de beijinhos e muita força.

Vais ver que não custa ....
(e eu vou mandar uma força positiva daqui, onde me encontro, na próxima 3ª feira)

tua amiga

Pézinhos n' Areia


PS - um grande beijinho à tua Aninha !
 
Não tenho qualquer dúvida que irás superar este contratempo na tua vida.

Li que este cancro mata cerca de uma mulher por dia em Portugal.

A divulgação, e a consciencialização de todos para temas como o rastreio, cuidados, prevenção, etc., são urgentes. O teu papel, através deste post é de uma importância extrema, assim como a coragem de nele incluir o teu caso particular.

Lamentável é, que até 2008, deverão contrair o vírus muitas mulheres, e algumas inevitavelmente irão morrer.
Não podiam começar já a vacinação e deixar os pareceres técnicos e o acerto das contas para depois?

:|

Beijoca e força amiga, excelente trabalho.

:)
 
Bom post! Acho muito bem...pelo que soube isso não é nada barato!
Boa semana para ti
 
Vim só deixar um beijinho e desejar que amanhã tudo esteja a postos para que este episódio faça parte do passado :))

um beijo grande
 
E eu acordei a pensar em ti TUCHÉ !!!!!


'Bora lá a despachar "dessa coisa", para ficares boa DEPRESSA, e dares sinal por aqui.


Fico à espera de saber que estás bem e está tudo bem.


Beijoooooooooooooooooo !!!
 
Um abraço.
 
hoje, e em especial hoje, aquele abraço grande!!!!

(tipo, maria aninhas, "mamã gosto tanto de ti!" e deixa-te sem ar ou caem as duas redondas no chão!)
 
Sei, sinto que tudo está a correr bem e como tal, deixo-te aqui aquele tremendo abraço infernal!
 
Cá venho deixar o meu abraço a uma amiga.
 
Bem sei que deves andar um pouco ocupada, mas fiz questão de te atrelar a mais uma corrente blogiuística! :)
Bjo
 
Cristina,

Estou a sorrir :))

A tua energia é maravilhosa.

Beijosssss
 
Alien8

Meu querido amigo, correu tudo bem felizmente, mas agora ainda há que esperar resultdos mas estou confiante que o pior já passou.

Já agora um pedido de desulpa spor ainda não ter postado o desafio mas não está esquecido.

beijosssssss
 
Pêndulo,

Correu bem e foi rápido e nãoa senti nada felizmente, só que foi graças a um Valium ahh

Obrigdo pelo carinho :)
 
Steve,

Obrigdo pelo teu comentário, mas sinceramente acho desta não vai ser só propaganda.

Beijo
 
MJF,

Já tinha recebido a sua simpática visita e espero que volte mais vezes seja em momentos como este menos bom e noutros melhores :)
O importante neste caso é divulgar, falar do assunto sem medos.

Beijossssssss
 
Francis,

Estão a ser meu querido sobrinho :)

Beijossssssssssss
 
Musa,

Bem vinda ao Me :)

Muito mas muito obrigada por este testemunho, tá tudo dito...

Boa sorte

Beijossssssssss
 
Belzebu,

Amigo tu deixas-me sempre mais bem disposta do que já estou habitualmente, correu tudo bem mas também só podia com amigos assim :))


Mil beijos
 
Pézinhos,

Tu dizes que eu tenho coragem??

E tu???

És uma guerreira!!

Senti a tua força, e a de todos os que me deram este extraordinário apoio.
Pensei em todos quando me deitei na marquesa, parecia que tinha milhares de pessoas à minha volta a dizer, força Tuché, vais vencer mais este contratempo, tive a minha irmã sempre de mão dada com a minha, e assim que o efeito do valium começou, só para não sentir as dores das picadas da anestesia no útero, comecei a viajar e a falar da Anatomia de Grey, uma série que costumo ver, as enfermeiras só riam comigo e perguntavam, está a doer e eu perguntava a doer o quê??
Dali a uns minutos já estava, a Doutora chamou a minha irmã para observar o corte do cone, e eu continuava no efeito e dizia que queria um espelho para ver, olha só visto.
É assim que temos que enfrentar os nossos precalços, RIR, SORRIR e acreditar que amanhã vai ser um dia melhor.

Um beijo enorme amiga, estás aqui num cantinho bem especial:)
 
Jotabê,

Bem, nem sei por onde começar.

Que comentário fantástico, amigo correu super bem e agora é acreditar que o resultado da biopsia alargada vai ser o melhor, e concordo totalmente contigo quando falas da vacina, esta vacina "era" para ontem, mas que venha!!

Um beijo meu querido e obrigado pela tua força :)
 
Capitão,

Amigo a vacina é cara, mas vai passar a ser gratuita.

Não vai salvar vidas "hoje" mas pode salvar muitas vidas "amanhã".

Um beijão
 
Opintas,

Obrigado pelo abraço :)

Um beijo para ti
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

GOSTO DE VISITAR
Arquivos
A ANINHA GOSTA DE OUVIR: Counter
Free Counter